Peixe-palhaço

O peixe-palhaço é um pequeno peixe marinho que forma parte da paisagem dos recifes de coral. Apenas existe um peixe-palhaço, mas dentro dele, existe uma grande variedade de espécies. O peixe-palhaço é reconhecido facilmente pela sua cor brilhante (que vai desde do amarelo ao vermelho, passando pelo laranja) e as suas bandas brancas contornadas por preto.

O peixe-palhaço vive nos recifes de coral do Pacífico. É um peixe omnívoro que se alimenta particularmente de gambas e de mexilhões. Entre as suas diversas espécies, também encontramos herbívoros e outros que só se alimentam de plâncton. Segunda as espécies, o peixe-palhaço mede entre 6 a 15 cm de comprimento.

“Procurando Nemo” popularizou este peixe. Mas infelizmente, não parece que percebemos bem a mensagem do filme. E o resultado disso foi o facto da compra de peixes-palhaço ter aumentado muito, chegando-se a vender mais do que 150000 exemplares deste peixe. Isto pode chegar a provocar o perigo de extinção desta espécie a meio prazo.

Peixe-palhaço

A reprodução do peixe-palhaço é muito complexa. Várias espécies vivem juntas perto da mesma anémona. O mais exemplar é sempre uma fêmea e o segundo, por ordem de tamanho, é sempre o macho reprodutor. Todos os outros peixes são machos em estados diferentes de maturidade. Se a fêmea morre, o macho transforma-se em fêmea e o segundo peixe-palhaço maior se converte no macho reprodutor.

O peixe-palhaço é um peixe tropical de água do mar. Para que esteja seguro de não se enganar, nunca compre mais do que um par por aquário. Tenta comprar peixes de criação, mas estes são um pouco mais caros, mas esta acção permitirá evitar a extinção da espécie no seu meio natural.



Artigo imprimido a partir da página web http://www.mundoentrepatas.com

O URL deste artigo é http://mundo-marinho.mundoentrepatas.com/peixe-palhaco.htm