Os peixes

Os peixesOs peixes são vertebrados aquáticos, normalmente de sangue frio, que respiram através de guelras e nadam graças às suas barbatanas. Pode ser de água doce ou salgada e viver tanto em rios, mares, lagos, oceanos e em todos os tipos de climas.

Os peixes constituem o maior grupo de vertebrados, pois representam quase metade das espécies. Existem mais de 20000 espécies de peixes, entre elas 40% vive na água doce e o resto nos mares. Apenas algumas espécies como os salmonídeos, as enguias ou os esturjões são capazes de passar de um meio para o outro.

O nome genético de peixes engloba dois grupos diferentes: os peixes cartilaginosos e os peixes ósseos. Outros dois grupos são as lampreias e os eptatretus, considerados pela maioria dos estudos como outro grupo de peixes, os chamadas “sem mandibulo”.

Os peixes ósseos têm esqueleto formado por ossos e trata-se do grupo mais numeroso.
Por outro lado, os peixes cartilaginosos têm o esqueleto de cartílago, um material resistente e flexível, apesar de menos duradouro que os ossos. Têm o corpo coberto por duras escamas e possuem mandíbulas e dentes afiados.

As suas barbatanas, a sua cauda e a sua cabeça plana o fazem ser um animal aerodinâmico.
Também se diferenciam dos peixes ósseos em que não têm um órgão chamado bexiga-natatória, que lhes permite flutuar na água. Entre os peixe cartilaginosos mais conhecidos, encontramos o tubarão.

Os peixes sem mandíbula são os mais primitivos e se caracterizam por não ter nem escamas nem mandíbulas.



Artigo imprimido a partir da página web http://www.mundoentrepatas.com

O URL deste artigo é http://mundo-marinho.mundoentrepatas.com/os-peixes.htm