Antes de mais, quanto vamos pôr peixes no aquário, devemos seguir umas coisas. É recomendável introduzir o saco fechado com água no aquário sensivelmente meia hora. Depois devemos abrir a bolsa e metemos um pouco de água no aquário, repetindo isto 2 vezes com um intervalo de 15 minutos. Fazendo estes passos, deixamos sair os peixes do saco, sem pressas.
Quando queremos meter no mesmo aquário distintas espécies de peixes e plantas, devemos ter em conta vários factores para ter existe pois trata-se de um processo complicado. Se conseguirmos que a população de peixes e plantas se mantenha e que se reproduzam entre eles, teremos obtido um equilíbrio e resultado excelente.
Aqui damos alguns conselhos, apesar de não existir uma técnica infalível para que o teu aquário será produtivo. A escolha dos peixes é importante. Deve-se ter em conta as suas características e compatibilidade na altura de conviver no mesmo aquário. Devemos ter em conta factos como as necessidades de certas características na água, como o pH, a temperatura, etc. Também devemos considerar as necessidades alimentares das espécies escolhidas.
Em relação ao tamanho do aquário, melhor quanto maior for, apesar de algumas limitações. Não é recomendável que a altura supere os 60 cm de altura, principalmente devido à pressão exercida pela água. É também mais incómodo manter tal aquário limpo.
A decoração é algo que pode ser menos importante à vista das pessoas, mas influência nas condições dos peixes. Por exemplo, para peixes de água salgada recomenda-se introduzir sal marinho e rochas com o fim de endurecer a água, o que reduz a possibilidade de introduzir plantas sobre o mesmo aquário.
A iluminação é outro factor a ter em conta, assim como os filtros de água, devido ao facto de haver espécies de peixes que necessitam de maiores níveis de oxigénio. Uma regra que podemos seguir é a de por cada centímetro de peixe, pomos um litro e meio de água, apesar de algumas espécies precisarem de muita mais água. |